Sobre a experiência de morar noutro País

I. Europa

Cada pessoa terá uma experiência diferente ao embarcar num projeto como esse. As questões financeiras e emocionais vão se entrelaçar a todo momento, e isso é inevitável.

Conheci outros imigrantes vivendo na Europa e todos diziam a mesma coisa: os primeiros doze meses são os mais difíceis. Se você suportar as saudades de casa por 1 ano, então você consegue ficar pelo período que quiser.

Bem, depois de 1 ano morando fora comecei a entender do que eles falavam.

Depois de certo tempo você começa a enxergar coisas que no início não parava pra pensar: o poder de compra de quem recebe salário em Euros, o fato de poder andar na rua à meia-noite conversando ao telefone sem preocupações, transporte público bom e por aí vai.

A saudade de casa ainda bate forte, mas agora você consegue raciocinar sob outros pontos de vista.

Falando sobre segurança, é verdade que há cidades do interior que são tão seguras quanto Países Europeus. Tenho um amigo morando em Artur Nogueira e sempre que vou visitá-lo me sinto seguro.


II. Faça uma boa poupança antes de entrar no avião

Vi de perto a quantidade de pessoas que não se planejam financeiramente para morar fora.

É impressionante a quantidade de gente que vai com a cara e a coragem. Daí as chances de dar errado já são altas na largada!


III. Viva de forma legal em outro País para dar bom exemplo

Tem gente que entra num País como se estivesse de férias, mas na cabeça já há a intenção de arrumar um emprego e ficar. Isso está completamente errado em muitos aspectos.

Morar ilegalmente num País vai ser um pesadelo. Imagine andar na rua todos os dias com medo de ser deportado?

Se está planejando morar em outro País, pesquise quais são as formas legais de se fazer isso.

Viva sempre dentro da lei pois ficar ilegal pode tirar o seu sono e a sua paz.


IV. Sobre o Custo de vida

Esse é um problema não só em Lisboa mas em todas as grandes cidades do mundo.

O valor do aluguel aumenta a cada ano que passa e isso vai consumir boa parte do salário do trabalhador. A especulação imobiliária avança de forma descontrolada.

Como há muita gente chegando todos os dias em grandes cidades como Lisboa e Porto, os donos de imóveis colocam preços cada vez mais altos de aluguéis pois há sempre alguém disposto a pagar.

Vi casos em que o proprietário pedia 1 ano de aluguel adiantado para assinar o contrato. Sim, para alugar um apartamento você tinha que desembolsar 12 mensalidades à vista!

Eu morei alguns meses em Lisboa até tomar pé da situação. Explorei opções de aluguel no interior do País e fui morar no Distrito de Castelo Branco.

Entrei em contato com uma imobiliária na cidade de Covilhã, ao lado da Universidade da Beira Interior - UBI.

Como a cidade é um pólo de estudantes internacionais, os aluguéis também são concorridos por lá. No fim deu tudo certo.


V. Aprender um novo idioma

Eu já tinha a certificação CSA da ServiceNow no currículo e estudava Computação em Nuvem há muitos anos.

Ao chegar lá me empenhei em aprimorar meus conhecimentos em ServiceNow e conquistei as certificações CAD, CIS-CSM e CIS-GRC. No caso da CAD - ServiceNow Certified Application Developer, contei com a mentoria de um Arquiteto ServiceNow que acompanhou meus estudos lá da Holanda e tirou todas as minhas dúvidas durante um programa promovido pela ServiceNow chamado ServiceNow Developer Mentorship Program.

Eu contei um pouco mais sobre essa experiência nesse post. Gratidão eterna ao teacher Ashutosh Munot.

Durante o tempo em que morei em Portugal atuei como Consultor ServiceNow para a Roche na Suíça. As reuniões diárias com outros programadores, com o Product Owner, com Stakeholders… todas em Inglês.

Meu conhecimento do idioma melhorou muito rápido e adquiri a fluência no Inglês.


VI. Estreitando laços com a família Camacho

Tenho tios e muitos primos vivendo em diferentes Países, mas boa parte vive em Portugal.

Além de desenvolvimento pessoal e profissional, essa experiência me permitiu conhecer melhor minhas raízes. Foram incríveis os momentos que passei na companhia de familiares que vivem tanto em Lisboa como no Porto.


VII. A mobilidade Internacional

Ao morar em Portugal percebi o quão perto é um país do outro na comunidade Européia.

É relativamente simples conhecer outros países, e aproveitei essa chance para passar por exemplo por países como Espanha e Itália.

Esse projeto de me especializar em ServiceNow e adquirir fluência no Inglês sem dúvidas proporcionou experiências que vou carregar para sempre.

Foi incrível conhecer outras culturas, lugares lindos e pontos turísticos que eu só conhecia pelas páginas do livro de História.

Então se você que está lendo isso pretende morar no exterior ou já está se planejando para isso, saiba que independente das lições que te esperam do outro lado, serão lições que ficarão pra sempre guardadas na sua mente e no seu coração.


Obrigado.
 




Alguns integrantes da Família Camacho - Portugal


O primo Oscar Camacho - Porto - Portugal


O amigo Abhishek Balaraman - ServiceNow Developer vivendo em Lisboa


Ponte 25 de Abril - Lisboa


Bonde 28 - Lisboa


Minha equipe de especialistas ServiceNow - Convevo - Viagem à Dolomites - Itália



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE (Unofficial) Live Coding Happy Hour

When the student is ready the teacher will appear

PROJETO DIY Videogame retrô com Raspberry Pi